Céu Aberto, o distanciamento entre o ser humano e a natureza.
A mostra digital de arte contemporânea apresenta suas obras em empenas cegas de prédios de São Paulo e cultiva uma reflexão sobre a relação do ser humano com a natureza.
Simbólica, a abertura do Festival marca o Dia Mundial do Planeta Terra, data que representa a luta em defesa do meio ambiente, e o aniversário da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Uma conexão direta com a ideia do festival em causar reflexão sobre o distanciamento entre ser humano e Natureza.
Obras de oito artistas nacionais serão projetadas em paredões urbanos de grande movimentação da cidade. Em projeção estão obras de Mozart Santos, VJ Suave, Roberta Carvalho, Mozart Fernandes, Sitah, Lourival Cuquinha, Catharina Suleiman e Guto Barros.
“Desde as primeiras pinturas humanas, descobertas nas cavernas de Chauvet, na França, a arte muitas vezes cumpre papéis nos rituais que nos ligam ao entorno, aos ciclos da natureza e do ambiente que nos cerca. Quais seriam nossos testemunhos nas paredes dessa caverna urbana a céu aberto que é a cidade de São Paulo? O que desenharíamos, pintaríamos, escreveríamos? O que projetaremos nas paredes dos prédios?”, questiona o artista Mozart Santos, que é também um dos idealizadores do Projetemos, coletivo de artistas que estampa mensagens em prédios de diferentes cidades do Brasil.
“A intenção desse muralismo de luz, como uma alternativa desse momento brasileiro e mundial, é aproximar o povo para esse processo de debate e pensamento crítico sobre o meio ambiente com uma exposição de arte com obras projetadas nos prédios de sp onde o tema será provocado por 8 artistas, em 8 prédios diferentes. 1 por noite.”, explica Mozart.
Este projeto é fomentado pelo edital nº40/2020 do Proac Expresso Lab promovido pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo. A concepção e realização é da Mexe Mexe e a produção das Ninas.
Programação:
Sábado, 22 de abril | Mozart Santos
Domingo, 23 de abril | VJ Suave
Segunda-feira, 24 de abril | Roberta Carvalho
Terça-feira, 25 de abril | Mozart Fernandes
Quarta-feira, 26 de abril | Sitah
Quinta-feira, 27 de abril | Lourival Cuquinha
Sexta-feira, 28 de abril | Catharina Suleiman
Sábado, 29 de abril | Guto Barros