PARE OLHE ESCUTE é um projeto idealizado em 2009 pelos artistas plásticos Aslan Cabral, Bruna Rafaella e Mozart Santos e propõe uma exposição coletiva de artes plásticas com obras elaboradas especialmente para os espaços das dependências internas de estações de metrô do METROREC - empresa metroviária da grande Recife. Esta iniciativa acontece no sentido de integrar a produção plástica contemporânea às questões pertinentes da relação entre arte e sociedade - funcionalidade arquitetônica, acessibilidade, percepção estética, circulação urbana, arte-integrada. PARE OLHE ESCUTE acontece na sua segunda edição com o mesmo conceito, de exposição coletiva de artes plásticas na categoria de “sítio específico” como uma chave integrar a produção plástica contemporânea às questões pertinentes da relação entre arte e sociedade - funcionalidade arquitetônica, acessibilidade, percepção estética, circulação urbana, arte-integrada. A proposta dá-se pela crença no papel comunicativo e aproximador que pode ser cada vez mais trabalhado na arte atual brasileira e mundial. para Esta iniciativa, idealizada pelos artistas plásticos Aslan Cabral, Bruna Rafaella e Mozart Santos.
Esta proposta exercita especificamente a integração de toda liberdade de criação e potencialidade de comunicação da arte contemporânea a um processo menos arbitrário e enigmático e muito mais próximo das vidas dos usuários do sistema metroviário por meio de obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados para cada uma das estações, onde os elementos artísticos dialogam com o meio circundante. Cinco artistas e um coletivo (grupo A Firma da irmã de Irma, Isabela Stampanoni, Lourival Batista, Moacir Lago, Jeims Duarte e Thelmo Cristovam), que trabalham com diferentes mídias foram convidados a unir, nos trabalhos criados, suas poéticas com aspectos sócio-culturais das localidades direcionadas pela coordenação do projeto.
Cada artista convidado visitou sua respectiva estação a fim de reconhecer o perfil de usuários do metrô, bem como a comunidade em torno e assimilar aspectos culturais que foram incluídos na produção de suas obras. Os elementos/ações criados por cada artista irão dialogar com o meio circundante, modificando temporariamente esses espaços. Assim tanto novas pesquisas em linguagem experimental e possibilidades de exposições em locais não convencionais serão revelados no modelo proposto.
pare, olhe, escute 2010 from veejay mozart on Vimeo.